Monitoramento, Avaliação e Controle Social de Políticas Públicas

Período: 17/03/2023 a 08/04/2023

Professor: Éder Gimenes | Carga Horária: 30h

EMENTA:

Avaliação e Controle de Políticas Públicas; Metodologias: Policy Analisys e Indicadores Sociais, Estrutura conceitual do Setor Público. Metodologia de aplicação. Avaliação de Indicadores. Padronização de indicadores. Principais Indicadores de desempenho no Setor Público. Estudo de Casos.

PROGRAMA:

1. Estrutura da Administração Pública direta e indireta;

2. Orçamento Público;

3. O Processo de Políticas Públicas: ênfase em monitoramento e avaliação;

4. Abordagens metodológica e teorias sobre monitoramento e avaliação de Políticas Públicas;

5. Geração e Mobilização de Conhecimentos para as Políticas Públicas;

6. Indicadores aplicados às Políticas Públicas;

7. Padronização de indicadores;

8. Principais indicadores de desempenho.

BIBLIOGRAFIA:

CARDOSO, R. L. S. Elaboração de indicadores de desempenho institucional e organizacional no setor público. Cepam, São Paulo. 1999.

COSTIN, C. Administração Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2012.

GARCIA, R.C. Subsídios para Organizar Avaliações de Ação Governamental. – Texto para Discussão Nº 776. IPEA. Brasília, 2001.

FARAH, M. F. S. Administração Pública e Políticas Públicas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.45, n.3, p. 813-36, maio/jun. 2011.

FARAH, M. F. S. Análise de políticas públicas no nível municipal de governo. In: VAITSMAN, J.; RIBEIRO, J. M.; LOBATO, L. Policy Analysis in Brazil: the state of the art. Toronto: University of Toronto Press, 2012.

FARAH, M. F. S. Formação em política pública no Brasil. Das iniciativas pioneiras dos anos 60 à institucionalização do “campo de públicas”. Estudios Políticos, 49, Medellín, julio-diciembre de 2016: pp. 192-215.

FARAH, M. F. S. Análise de Política Pública no Brasil: de uma prática não nomeada à institucionalização do “campo de públicas”. Rev. Adm. Pública. Rio de Janeiro 50(6):959-979, nov./dez. 2016

JANNUZZI P. de M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública. V. 36, 2002.

JANNUZZI P. de M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de políticas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público Brasília 56 (2): 137-160 Abr/Jun 2005. p.137.

JANNUZZI P. de M. Monitoramento Analítico como Ferramenta para Aprimoramento da Gestão de Programas Sociais. Revista da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. N.1, jan/jun. 2011, p. 36-67.

JANUZZI & PASQUALI, F. A. Demandas sociais para fins de formulação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública. V. 33, 1999.

JURAN, J. E GRYNA, F. M. Controle de qualidade. Ed. Makron, São Paulo 1992.

LASSANCE, A. Governança e Gestão: uma radiografia dos gargalos do Estado brasileiro. In: Boletim de Análise Político-Institucional. n.8. Brasília: Ipea, Jul-Dez, 2015.

KAYANO, J. e CALDAS, E. de L. Indicadores para o diálogo. IN OLIVEIRA, F. et. alli. Novos contornos da gestão local: conceitos em construção. São Paulo: Polis/ FGV/- EAESP, 2002.

PEREIRA, L.C. B. Reforma do Estado para a Cidadania - Reforma Gerencial Brasileira na perspectiva Internacional. Ed. 34- ENAP, 19988.

RESENDE, F.; TAFNER, P. Brasil: O Estado de uma nação. Brasília:IPEA, 2005.

SECCHI, L. Políticas Públicas. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SESSIONS, G. Avaliação em HIV/AIDS.: uma perspectiva internacional. Rio de Janeiro, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, 2001.

SUBIRATS, J. Quais políticas públicas para qual crise? Transformação social e intervenção do Estado. In: Políticas Sociais para o Desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate . Fome, UNESCO, 2010.

VEDUNG, E. Evaluación de políticas públicas y programas. Madrid: Instituto Nacional de Servicios Sociales del Ministerio del Trabajo y Assuntos Socialies, 1997.